Na primeira etapa da Educação a criança está inserida em um mundo de descobertas. Nesta fase ela começa a despertar sua curiosidade para o mundo físico, seu corpo, animais, plantas, natureza e amplia seu conhecimento de mundo. Assim, a Fazendinha Doce Lar promove experiências que possibilitam os alunos fazerem observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno.
O mundo vem passando por inúmeras transformações na sociedade e no sistema de ensino. As mudanças se processam e a educação tem a nobre missão de transformar o indivíduo, através da ampliação do conhecimento, implicando assim, em benefícios para toda a sociedade. Por isso a primeira infância é um período crucial na vida das crianças. Certamente, é nesta fase que elas adquirem capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que irão impactar na vida adulta.
As crianças se desenvolvem a partir do que já conhecem e de suas curiosidades. O professor, como mediador da aprendizagem, possibilita o contato com experiências nas quais os alunos têm a oportunidade de desenvolverem a oralidade e a escrita. Além disso, na primeira infância o corpo da criança ganha centralidade e nessa perspectiva o Centro de Educação Infantil Fazendinha Doce Lar estimula o desenvolvimento das linguagens: música, dança, teatro e brincadeiras, estabelecendo relações e produzindo conhecimentos.
A primeira etapa da Educação Básica entende que cada criança possui uma natureza singular. O Centro de Educação Infantil Fazendinha Doce Lar trabalha com uma metodologia que privilegia o desenvolvimento infantil na totalidade. Em suma, é feito um trabalho de significação e ressignificação, do conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo. Um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes das crianças em relação aos conhecimentos culturais, científicos, artísticos e tecnológicos e a interação que favorece para construção das identidades.
A Fazendinha Doce Lar proporciona ambientes fundamentais para dar à criança a possibilidade de fazer suas escolhas, utilizar os objetos de acordo com suas capacidades, seguir suas ideias, com tempos e modos pessoais, já que a escola acredita que “É de pequeno que se aprende a ser grande”. Aqui também defende-se que toda criança tem o direito de ser criança, de ser amada, respeitada e valorizada. Como resultado, durante todo o ano, a escola trabalha para que todas as crianças tenham seus direitos preservados.